Tabira/PE recebe terceira oficina técnica do Projeto Mulheres Seguras

(Foto: Samiris
No final da atividiade, os GTs se reuniram para iniciar a construção dos Pactos. (Foto: Samiris Silva)

Nos dias 9 e 10 de setembro ocorreu no município de Tabira/PE a terceira oficina técnica do Projeto Mulheres Seguras. A Oficina de Capacitação para a Criação de Pactos Municipais pela Não Violência Contra as Mulheres reuniu cerca de 50 pessoas dos Municípios parceiros do Grupo de Pernambuco.

Na quarta-feira, os participantes foram capacitados sobre recomendações nacionais e internacionais para a criação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Para isso, foram revisadas as principais convenções da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), assim como os documentos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e a Lei Maria da Penha.

No último dia, quinta-feira, os GTs foram orientados sobre como identificar as necessidades locais, estruturar e legitimar os Pactos Municipais. Ao final, cada Grupo se reuniu para iniciar a construção dos Pactos locais.

“Agora os Municípios estão preparados para dar continuidade às atividades estimuladas pelo projeto, que são o desenvolvimento de projetos locais de enfrentamento à violência contra as mulheres, as auditorias de segurança das mulheres e os Pactos Municipais pela Não Violência”, explica a coordenadora técnica do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres, Giane Boselli.

Essa atividade completa o ciclo de capacitações dos Grupos de Trabalho dos Municípios parceiros. Estiveram presentes representantes de Tabira, Serra Talhada, Calumbi, Salgueiro e Carnaíba. A oficina do Grupo Regional do Rio Grande do Norte ocorrerá nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, no Município de Caicó.

Também em outubro, nos dias 21 e 22, está previsto mais um Encontro de Monitoramento dos Municípios pernambucanos participantes do Projeto. Local e programação serão divulgados em breve.

Veja mais fotos no álbum do Facebook. Clique aqui.