Quinta Caminhada Exploratória do Projeto Mulheres Seguras ocorrerá em Serra Talhada/PE

IMG-20150616-WA0032
Equipe de Florânia/RN durante caminhada exploratória, em 16 de junho (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (18), o município de Serra Talhada terá a primeira caminhada exploratória do Grupo Regional de Pernambuco, como parte do Projeto Mulheres Seguras. As caminhadas exploratórias são uma das atividades previstas no projeto e têm o objetivo de identificar áreas de insegurança para as mulheres e, a partir do cenário observado, propor mudanças no planejamento urbano.

Quatro municípios do Grupo Regional do Rio Grande do Norte já cumpriram essa atividade, que é um dos passos necessários para a realização completa de uma auditoria de segurança das mulheres. O primeiro a realizar uma caminhada foi Caicó, no dia 28 de maio, seguido de Parelhas, em 2 de junho, Jucurutu, no dia 8, e Florânia no dia 16.

Os participantes das caminhadas realizam o trabalho com base em uma lista de elementos a serem observados no espaço urbano percorrido. A partir do diagnóstico de áreas de insegurança para as mulheres, o Grupo de Trabalho de cada município parceiro deverá, na próxima oficina técnica do Projeto Mulheres Seguras, elaborar um relatório com propostas de intervenções para resolução dos principais problemas.

Essa metodologia não apenas contribui para o planejamento de uma cidade mais segura, mas também alerta o governo local e a comunidade sobre a necessidade de os municípios aumentarem o acesso das mulheres e meninas aos meios urbanos, assim como ao trabalho, ao estudo e ao lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: