Programa Mundial de Alimentos: “Mulher no topo do mundo”

Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, no domingo, 8 de março, a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos, PMA, Ertharin Cousin, decidiu prestar homenagem às meninas e mulheres que “sonham alto”. Cousin disse que o “empoderamento das mulheres empodera o mundo”. Ela afirmou que o PMA acredita que as meninas e mulheres que recebem apoio e força vão ter condições de alcançar o maior objetivo da agência, que é um mundo com “Fome Zero”.

A chefe do PMA declarou que as mulheres e seus empregos são essenciais para a produção, para a preparação e para o fornecimento de alimentos. Nesse sentido, são importantes para a segurança alimentar e de nutrição.

Ao mesmo tempo, Cousin afirmou que um estudo feito pela agência em 2014, mostrou que nos países mais pobres do mundo as mulheres têm menos da metade do tempo que os homens têm para descansar.

O documento cita que, por exemplo, as sete da manhã, quando os homens acordam para tomar o café da manhã, as mulheres já estão trabalhando há duas horas para preparar a comida e aprontar as crianças.

Ela disse que “só será possível alcançar fome zero quando mulheres, meninas, homens e meninos tiverem oportunidades iguais, mesmo acesso a recursos e voz ativa constante nas decisões que moldam seu mundo”.

Agenda Pós-2015

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Unido, Li Yong, citou a igualdade de gêneros e o empoderamento das mulheres para alcançar uma transformadora agenda de desenvolvimento pós-2015.

Yong afirmou que mulheres e meninas representam 70% das pessoas que vivem na extrema pobreza no mundo. A maioria vive em áreas rurais, onde as comunidades não têm recursos, são isoladas e as pessoas sobrevivem de pequenas atividades produtivas.

O diretor-geral disse que a Unido ajuda no desenvolvimento de agroindústrias competitivas com o objetivo de criar novos empregos e uma vida sustentável para as comunidades pobres rurais.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: