Prefeito de Salgueiro fala sobre Mulheres Seguras

Salgueiro é um dos dez municípios participantes do projeto piloto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres (Mulheres Seguras), desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o apoio da União Europeia, criado em abril de 2014. O prefeito Marcones Libório de Sá foi entrevistado pelo site do projeto.

salgueir

“Mortalidade de gênero é um mal dentro da sociedade. O projeto Mulheres Seguras vem nesse contexto de fortalecer a questão de gênero e garantir a igualdade no projeto”, afirmou o gestor municipal.

O Projeto Mulheres Seguras foi criado para estimular a articulação entre governos locais e sociedade civil para a implementação de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres nos espaços públicos e privados.

Segundo o prefeito, as ações do projeto Mulheres Seguras têm garantido a redução nos indicadores de mortalidade. “A gente tem esperança de uma sociedade com cada vez mais respeito. Respeito às diversidades e ideias individuais. O município de Salgueiro tem desenvolvido diversas políticas relacionadas a isso”, concluiu.

– No que efetivamente a Prefeitura colaborou e como pode continuar colaborando?
Marcones Libório de Sá: A Prefeitura acredita muito na política de igualdade de gênero e de respeito a pessoa humana, principalmente o público feminino. A gente tem colaborado na medida que a gente vem primeiro cuidar das políticas públicas de saúde e educação, lazer, desenvolvimento social. Especificamente no cuidado com a iluminação dos acessos mais críticos, por exemplo. A gente tem toda essa política de visão mais ampla para corrigir esse grave erro da sociedade.

– Quais são os principais desafios do projeto?
O grande desafio dessas questões da violência contra a mulher é exatamente porque a violência é intradomiciliar, ou seja, é praticada pelo companheiro, esposo, pai, mãe, agregados das famílias. É uma violência não de rua, é necessariamente intradomiciliar. Precisamos trabalhar necessariamente a consciência das pessoas.

–  Qual a importância de um projeto assim?
Na verdade esse projeto é um projeto piloto. Da CNM com a União Europeia. São 10 municípios do Nordeste, 5 de Pernambuco e Salgueiro está inserido nisso. A ideia é exatamente tentar modificar as tristes estatísticas.

É fundamental nessa luta que toda sociedade brasileira possa ter pra acabar de uma vez por todas com essa triste realidade da violência de gênero. A sociedade tem que ser mais humana, igualitária, respeitosa e necessariamente com a mulher, que pé um dos grandes pilares.

O site do Projeto Mulheres Seguras já publicou entrevistas com os prefeitos pernambucanos de Tabira e Serra Talhada