ONU lança currículo educativo sobre igualdade e enfrentamento à violência de gênero

smallCurrículo Educativo para o Ensino Médio sobre Gênero, Sexualidades e Prevenção de Violências e seis planos de aulas complementares. Estes são materiais pedagógicos disponibilizados para as escolas brasileiras com a proposta pedagógica de conscientizar meninos e meninas sobre o direito das mulheres de viver uma vida livre de violência. Elaborado pela ONU Mulheres no âmbito da iniciativa O Valente não é Violento, integrada à campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, o currículo aborda temas como: Sexo, gênero e poder; Violências e suas interfaces; Estereótipos de gênero e esportes; Estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; Estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades e Vulnerabilidades e Prevenção. O projeto foi financiado pelo União Europeia e revisado pela área de Projetos de Educação da UNESCO.

A ONU Mulheres reconhece as instituições de ensino como contextos privilegiados para uma formação integral de meninos e meninas e para o exercício da cidadania, considerando seu papel central na promoção de mudanças sociais. “Com o currículo, a ONU Mulheres pretende cobrir uma lacuna no ensino de gênero nas escolas, ofertando a professoras, professores e estudantes ferramentas pedagógicas de liderança e empoderamento das mulheres. Esses conteúdos educativos podem colaborar com a desconstrução de comportamentos machistas e gerar mais consciência sobre as causas da violência contra mulheres e meninas. Educadoras, educadores e estudantes são agentes importantes de transformação e de ação para a prevenção da violência e rumo à igualdade de gênero”, diz Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Para a elaboração do currículo, foram pesquisados marcos legais e políticos que apontam para a necessidade da inclusão de discussões acerca desses temas no espaço escolar e experiências de trabalho capitaneadas pelas políticas públicas e por organizações da sociedade civil. O programa considera as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM 2013-2015), que apontam para a necessidade de promover a inserção de temas voltados para a igualdade de gênero e valorização das diversidades nos currículos, materiais didáticos e paradidáticos da educação básica. O PNPM destaca, ainda entre os seus objetivos, a necessidade de “consolidar na política educacional as perspectivas de gênero, raça, etnia, orientação sexual, geracional, das pessoas com deficiência e o respeito à diversidade em todas as suas formas, de modo a garantir uma educação igualitária e cidadã”.

A ONU Mulheres vê a inclusão de discussões sobre as temáticas de gênero nos currículos necessária para a formação de professoras e professores do ensino médio, favorecendo análises e processos de reflexão sobre as desigualdades de gênero, étnico racial, geracional, diversidade sexual, identidade de gênero e as violências.

“É preciso qualificar permanentemente as pessoas que trabalham na escola, em especial as professoras e professores. Entendemos como urgente e necessário avançar na construção de um currículo plural e inclusivo, que apresente uma perspectiva multicultural e abra espaço para que diferentes gêneros, etnias, faixas etárias e necessidades de aprendizagem, além de outras categorias da diversidade, sejam efetivamente contempladas”, diz o psicólogo Marcos Nascimento, pesquisador em gênero, sexualidade e masculinidades e consultor responsável pela elaboração dos materiais pedagógicos em parceria com a ONU Mulheres.

Educadoras, educadores s e organizações podem entrar em contato para saber mais sobre o currículo da ONU Mulheres pelo e-mail ovalentenaoeviolento@gmail.com

Acesse o currículo e os planos de aula: (clique nos títulos)

Inventário Currículo |Plano de aula 1 Plano de aula 2 Plano de aula 3 Plano de aula 4 Plano de aula 5 Plano de aula 6

 

Com informações ONU Mulheres

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