Nota de repúdio aos estupros coletivos e feminicídios em Pernambuco e no Piauí

A equipe do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres expressa veemente repúdio à seqüência de estupros coletivos, seguidos de feminicídios, ocorridos recentemente na Região Nordeste, foco de nossa atuação no País. Os atos expressam grave desrespeito aos direitos humanos da população feminina de todas as faixas etárias e classes sociais.

São profundamente lamentáveis as mortes de uma adolescente do Piauí e de uma mulher da Paraíba, ambas em decorrência de extrema violência física e estupro. Outras três jovens no Piauí e uma na Paraíba também foram vítimas desses episódios de estupro coletivo com intensa crueldade.

Em um País onde o estupro e o feminicídio são considerados crimes hediondos, é inaceitável a vigência desse tipo de cultura sexista e misógina, que maltrata e mata suas mulheres, como se objetos sexuais fossem.

Apoiamos a mobilização de toda a sociedade em protesto a esses episódios cruéis, e rogamos ao sistema de segurança pública e justiça dos Estados do Piauí, Pernambuco e Paraíba que tratem esses casos como prioridades absolutas, em respeito aos direitos humanos das mulheres.

Um comentário em “Nota de repúdio aos estupros coletivos e feminicídios em Pernambuco e no Piauí