Lideranças do Projeto Mulheres Seguras participam de reunião com secretária de Políticas para as Mulheres do RN

reuniao rn
Na reunião, as lideranças presentes apresentaram as principais ações desenvolvidas pelo Projeto para a secretária Teresa Freire (Foto: Demis Roussos)

Na sexta-feira, 9 de janeiro, uma equipe formada por lideranças do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres (Mulheres Seguras) participou de uma reunião com a secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Norte, Teresa Freire, no gabinete civil da governadoria. Essa foi a primeira reunião de articulação da secretária que assumiu a pasta criada recentemente no Estado.

“Essa é uma ação que vamos fortalecer e apoiar, pois um dos eixos da Secretaria é o enfrentamento e o combate à violência contra as mulheres. Vamos acompanhar, visitar os municípios que participam; queremos trabalhar de forma inter setorial com os projetos estaduais e de movimentos sociais”, explicou a secretária Teresa Freire.

O Projeto Mulheres Seguras conta com o financiamento da União Européia e trabalha, no Rio Grande do Norte, com os municípios de Santana do Matos, Caicó, Florânia, Parelhas e Jucurutu. No Brasil, além do RN, Pernambuco também teve um grupo de municípios selecionados para participar do projeto.

reuniao se teresa freire
Essa foi a primeira reunião de articulação da secretária que assumiu a pasta criada recentemente no Estado (Foto: Demis Roussos)

“Esse é um projeto piloto com o objetivo de preparar e estruturar uma rede de enfrentamento e combate à violência contras as mulheres em municípios de pequeno porte com registros de violência, fora da região metropolitana, mas com uma estrutura mínima para atendimento”, disse Socorro de Almeida, articuladora do Projeto no Rio Grande do Norte e secretária executiva do Programa Objetivos do Milênio.

Até o momento, o Projeto selecionou os agentes de desenvolvimento local, realizou oficinas de pactuação metodológica e está realizando diagnósticos locais para levantar o perfil dos municípios selecionados no que concerne à proteção e atendimento das mulheres que sofrem violência de gênero. Em fevereiro, será realizado em Brasília um Seminário Internacional de compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre projetos locais de enfrentamento à violência contra as mulheres.
“Como secretaria queremos melhorar a qualidade de vida feminina, fortalecendo as políticas públicas que facilitem o acesso à proteção, lazer, saúde, trabalho, para permiti-las se cuidarem, terem uma vida digna”, ressaltou a secretária.

O encontro reunião mais de 10 lideranças do Projeto com a secretária de Políticas para Mulheres do Rio Grande do Norte, Teresa Freire (Foto: Demis Roussos
O encontro reunião mais de 10 lideranças do Projeto com a secretária de Políticas para Mulheres do Rio Grande do Norte, Teresa Freire (Foto: Demis Roussos)

Participaram do encontro a secretária de Assistência Social de Jucurutu , Fabiana Monteiro, a agente local do RN, Marcely Bezerra, representando a Confederação Nacional de Municípios, a secretária adjunta de Administração de Caicó, Marilene Bezerra, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Caicó, Ana Edna, a consultora e articuladora do RN, Socorro Almeida e a consultora do RN, Glória Munch. Representando os municípios onde o Projeto se desenvolve, as técnicas Fernanda Haiza, de Jurucutu e Maria Vitória, de Parelhas.

Também estiveram presentes representantes de Serrinha dos Pintos, a secretária da Juventude, Divaneide Basílio, o Vice-Prefeito de Currais Novos, João Gustavo, a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Melayne Macedo, e a Diretora do Sinte/RN, Juciana Mirna.