Iniciativas contra o machismo que tornaram o mundo um pouco melhor em 2014

Em clima de retrospectiva, a Revista Marie Claire – voltada para o público feminino – fez um apanhado de 18 iniciativas que fizeram a diferença no combate ao machismo no mundo. É certo que o caminho para o fim da violência contra as mulheres ainda é longo, mas iniciativas criativas e corajosas devem servir de exemplo e é isso que se propõe a matéria publicada pela Revista no dia 31 de dezembro. Para ler os 18 itens clique aqui.

Incluímos mais um item nessa lista de iniciativas de sucesso: a criação do nosso Projeto “Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres” que tem por objetivo a formação de lideranças femininas, a criação e o fortalecimento de políticas municipais de proteção às mulheres e combate à violência de gênero.

O projeto é uma parceria da Confederação Nacional dos Municípios com a Delegação da União Europeia no Brasil para incrementar o empoderamento social, político e econômico das mulheres brasileiras, assim como sua participação e liderança.
Dez municípios do nordeste brasileiro foram selecionados para compor duas microrregiões de trabalho, capitaneadas por uma prefeita ou vice-prefeita. Essas duas líderes têm a missão de coordenar seus grupos de municípios em todas as atividades do projeto e serem as articuladoras do combate à violência contra as mulheres nas duas microrregiões.