Fundadora do MMM participa de Congresso de Gênero da Universidade Internacional da Flórida

A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) Tânia Ziulkoski participou do I Congresso de Gênero da Universidade Internacional da Flórida, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, 14 de junho. O evento é co-organizado pela Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma). O destaque foi para o painel sobre o papel das organizações municipalistas femininas no impulso às candidaturas femininas.

Tânia Ziulkoski falou da iniciativa criada com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o MMM, que é o primeiro movimento de mulheres municipalistas apartidário brasileiro, e tem como um de seus objetivos empoderar as mulheres para que cada vez elas se engajem e sejam destaque no meio municipal.

Em sua fala, destacou os avanços do Movimento neste primeiro ano, além de mostrar dados que situam o atraso do Brasil quanto a participação feminina em relação aos demais países da região. A fundadora do Movimento também mostrou a pesquisa realizada de 90 anos da participação de mulheres na liderança municipal, que chamou a atenção das demais participantes do evento pelo protagonismo brasileiro na participação feminina na política local.

A fundadora do MMM lembrou ainda as inúmeras conquistas do MMM, que, embora tenha sido lançado em maio de 2017 durante a XX Marcha a Brasília em Defensa dos Municípios, já tenha expressivas vitórias para o cenário político.

Também participam do congresso a prefeita de San Juan, Porto Rico, Carmen Yulín Cruz, a ministra da Mulher da República Dominica, Janet Camilo, e a secretária executiva da Federação Dominicana de Municípios (Fedomu), Altagracia Tavarez. Elas destacaram os desafios da mulher em ingressar na política e como o de trabalho deve começar de baixo para cima, incentivando a participação feminina nos Municípios.

O Congresso representa uma prévia para o evento anual da Flacma, a Cumbre Hemisferica de Alcaldes que este ano será realizado na cidade de Punta Del Este, no Uruguai. Na oportunidade, ogrupo de gênero da Federação realizará mais um encontro entre os movimentos municipalistas femininos da região. A CNM, por meio do MMM, integra esse grupo de gênero da América Latina contribuindo para o fortalecimento da agenda nos Municípios em todo o continente.