Entrevista com prefeito de Serra Talhada

O Projeto Mulheres Seguras está realizando uma série de entrevistas com os prefeitos e prefeitas dos municípios parceiros com o objetivo de colher avaliações sobre suas experiências com essa iniciativa piloto da Confederação Nacional de Munícipios (CNM).

LDO entrevistado da vez é o prefeito de Serra Talhada (Pernambuco), Luciano Duque. Serra Talhada é o município proponente do Grupo Regional de Municípios Parceiros de Pernambuco, tendo sua Vice-prefeita, Tatiana Duarte, como líder.

Em entrevista exclusiva ao site Mulheres Seguras, Luciano Duque reforçou a importância de parcerias como esta para o fortalecimento de políticas públicas. O balanço feito pelos representantes municipais será divulgado no site.

– A partir do diagnóstico e do trabalho realizado, quais são as principais atividades da gestão para que essas políticas continuem sendo executadas? 
Luciano Duque: A partir do diagnóstico feito, precisamos entender e compreender que a Secretaria da Mulher do Município ainda é uma política nova. É preciso construir parcerias com a sociedade civil organizada e com entidades que prestam serviço nessa área para avançar na aplicação das políticas públicas em prol do fortalecimento das nossas mulheres. O governo do município tem suas limitações, mas com ações parceiras conseguiremos avançar na prestação de políticas públicas voltadas à mulher.

– Qual a importância desse projeto?
Luciano Duque: Podemos nos orgulhar muito de ter captado esse investimento em uma ação territorial onde pudemos trocar experiências com diversos municípios, até de outros estados. Projetos assim ajudam a fortalecer a gestão territorial e os vínculos com a sociedade, principalmente quanto às políticas para as mulheres. Parabéns à CNM.

– Qual sua avaliação do projeto Mulheres Seguras?
O Projeto Mulheres Seguras veio contribuir muito com a Secretaria das Mulheres de Serra Talhada, pois traz um novo olhar sobre as políticas públicas de combate à violência contra as mulheres, trazendo novos conhecimentos para os profissionais que prestam serviço à sociedade. A CNM está de parabéns por realizar esse trabalho tão importante. E a partir desse projeto, faremos o possível para melhorar os serviços de atendimento às mulheres desse Município.

– Com o que a Prefeitura colaborou? E essas ações continuam?
A Prefeitura deu grande contribuição ao projeto. Nós visualisamos muito a questão da transversalidade nas secretarias de governo, mas com esse projeto pudemos entender que outras secretarias, como a Secretaria de Obras e a Secretaria de Serviços Públicos, também podem contribuir para a segurança das mulheres, com serviços prestados à coletividade, mas que também melhoram o ambiente onde elas vivem. Com o término do projeto no ano que vem, essa metodologia será de grande importância para continuarmos fortalecendo o vínculo das políticas públicas do governo para com a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: