Casos de violência contra a mulher diminuem no CE

A votação do PLS 292/2013, que tipifica o feminicídio está prevista para esta semana (Foto: feminist.org)
Em média, 11 mulheres registraram ocorrência por dia em 2014.(Foto: feminist.org)

Número de ocorrências da Lei Maria da Penha caiu 5,1% no Ceará, com relação a 2013. Entretanto, ainda é alto o número de vítimas. Em média, 11 mulheres registraram ocorrência por dia em 2014. Os números foram apresentados pela Secretaria de Segurança do Ceará e publicados no Jornal O Povo, do dia 20 de Dezembro. Para acessar a matéria completa clique aqui.

No ano passado, o índice era de 12 ocorrências diárias. Ao todo, as delegacias cearenses registraram neste ano 3.677 ocorrências de incidência da lei de número 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Somente em julho foram 371 ocorrências.

Para a chefe da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres do Governo do Estado, Mônica Barroso, as mulheres passaram a ter mais confiança em denunciar os agressores. Segundo ela, a adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em 2008 implementou diversas ações para encarar o problema. “Hoje temos 92 conselhos municipais de direitos das mulheres. Eram apenas 30 em 2010 (quando a coordenadoria foi implementada)”. Mônica cita ainda que as sub notificações diminuíram, pois, antes, as mulheres tinham medo e vergonha de denunciar os agressores. Com o aumento das denúncias, os crimes diminuem, na avaliação de Mônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: