Apresentação

O Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios, com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil. Ao longo de dois anos, será desenvolvido um modelo de intervenção para estimular a articulação de líderes mulheres de governos locais e da sociedade civil para o planejamento e a construção conjunta de políticas de prevenção e combate à violência contra as mulheres nos espaços públicos e privados.

O projeto está sendo aplicado em dois grupos de Municípios, localizados em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, liderados por prefeitas e vice-prefeitas, atrizes-chave nesse processo de capacitação e de criação de estratégias de segurança e assistência para as mulheres de acordo com as necessidades locais. As iniciativas planejadas durante o projeto serão voltadas tanto para aumentar a segurança das mulheres nos espaços públicos, quanto para oferecer uma maior rede de assistência àquelas que sofrem violência doméstica e familiar.

Partimos da premissa de que para se conquistar resultados sustentáveis é necessário o protagonismo e a associação entre membros dos governos locais e da sociedade civil, para que os direitos das mulheres sejam, ao mesmo tempo, exigidos e ouvidos. As experiências vivenciadas em iniciativas semelhantes mostraram que uma cidade torna-se mais segura para as mulheres quando a comunidade se sente realmente apoiada e ouvida pelo poder público.

As iniciativas locais são o caminho inicial dessa luta. Grupos de mulheres e governos municipais possuem um papel essencial no reconhecimento da violência de gênero como um problema de todos e todas e na construção de estratégias para a conquista de Municípios mais seguros e acolhedores para as mulheres, meninas e população em geral.