A CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de fevereiro de 1980. A atuação da Confederação Nacional de Municípios é voltada à representação político-institucional dos municípios junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional e ao fortalecimento da gestão municipal.

Na esfera da representação política-institucional, a CNM buscar intervir no processo legislativo de matérias que causam impacto aos Municípios, fazendo articulação política junto aos parlamentares em defesa dos interesses municipais.

As ações voltadas ao fortalecimento da gestão municipal são feitas a partir da produção de pesquisas e estudos técnicos nas diversas áreas de atuação dos Municípios, orientação técnica e jurídica e no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas voltadas à modernização da gestão e à inclusão digital dos Municípios.

Também são realizados convênios com instituições públicas e privadas no sentido de viabilizar estudos técnicos e desenvolver projetos nas áreas de educação, saúde, habitação, agricultura, assistência social, entre outras.

O forte poder de capilaridade que a CNM tem em todos os municípios do país agrega valores aos projetos que vem desenvolvendo em parceria com organismos nacionais e internacionais.

Com o Projeto Municípios Livres de Violência contra as Mulheres, a entidade ingressa no campo da formação de lideranças femininas e da criação e fortalecimento de políticas municipais de proteção às mulheres e combate à violência de gênero. Trata-se de uma parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil para incrementar o empoderamento social, político e econômico das mulheres brasileiras, assim como sua participação e liderança.

No Brasil, essa parceria desenvolverá um modelo de intervenção que incrementará o protagonismo e a articulação de líderes mulheres de governos locais e da sociedade civil para a construção conjunta de políticas de prevenção e combate à violência contra as mulheres nos espaços públicos e privados e a conquista da redução deste tipo de problema social nos municípios.