3ª Chamada de Propostas do Fundo para a Igualdade de Gênero se encerra em 5/4

Segue aberta, até o dia 5 de abril, a 3ª Chamada de Propostas do Fundo para a Igualdade de Gênero. Poderão ser apresentadas iniciativas a serem desenvolvidas por organizações da sociedade civil lideradas por mulheres e voltadas ao empoderamento econômico e político. O sistema de inscrição é online por meio do website: https://grants.unwomen.org/

Neste ano, a chamada priorizará propostas inovadoras, com alto impacto e multi-parcerias voltadas aos direitos das mulheres e programas de igualdade de gênero que fortaleçam a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, com foco no empoderamento econômico e político das mulheres

O Fundo para a Igualdade de Gênero é um mecanismo da ONU Mulheres dedicado exclusivamente ao empoderamento econômico e político das mulheres em todo o mundo. Desde a sua criação, em 2009, o Fundo aportou 56,5 milhões em 96 projetos de 72 países. As iniciativas contempladas atenderam mulheres marginalizadas com necessidade de recuperar o controle das suas vidas, interessadas em iniciar algum negócio ou movimento popular.

Em atenção ao mandato da ONU Mulheres, o Fundo apoia organizações da sociedade civil geridas por mulheres ou governos, tomando por base as prioridades estratégicas para o avanço dos direitos das mulheres em seus países.

O Fundo estabelece um processo competitivo para acesso aos recursos nas seguintes áreas temáticas:

  • Empoderamento econômico das mulheres – para aumentar o acesso das mulheres e o controle sobre a tomada de decisão, a terra, a tecnologia, o crédito, a sustentabilidade e outros meios de produção e de proteção social.
  • Empoderamento político das mulheres – para apoiar as mulheres a assumir papéis de liderança e a participar plenamente nos processos políticos e em todas as áreas da vida pública. Mulheres jovens também são público de atenção especial.

Em apenas quatro anos de financiamento, o Fundo vem demonstrando forte impacto e provado ser um mecanismo eficiente e eficaz para alinhar compromissos globais e regionais para a igualdade de gênero, com resultados importantes na vida das mulheres.

A chamada deste ano ocorre no contexto da 59ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW) e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, iniciando-se em 9 de março.

Acesse a íntegra da convocatória: Espanhol | Inglês

Guia de Aplicação Online e perguntas frequentes: Espanhol | Inglês

 

Fonte: ONU Mulheres